Efeitos Visuais – Chroma Key

Naves, explosões, criaturas bizarras, junte tudo isso com uma história eletrizante e crie a revolução cinematográfica Star Wars, o filme que ganhou seis estatuetas na década de 70 e fãs de todas as gerações por todo o mundo até os dias de hoje.

Alice no País das Maravilhas – 2010

Além do filme, a produção se tornou um marco na história do cinema, pois foi através dela que surgiu a empresa Industrial Light & Magic responsável pela entrada definitiva dos computadores na produção dos filmes, através do desenvolvimento de diversos softwares que contribuíram para o ramo dos efeitos especiais.

O chroma key é uma técnica que começou a ser utilizada em filmes no início da década de 40. Porém, foi somente na década de 70 que se popularizou nos telejornais e em programas de TV. Nesta época surgiu o primeiro filme da sequência Star Wars, que destacamos como primeiro longa a utilizar o recurso em grande escala e produzir efeitos muito bons para época, agradando aos críticos, o que repercutiu em várias premiações.

os vingadores: the avengers

O chroma keyé um processo de filmagem em que se coloca um objeto ou personagem em um local com um fundo normalmente azul ou verde, que contraste com a cor do objeto. A cena é filmada e editada por programas computacionais, que a manipulam colocando cenários no fundo de maneira que não interfiram no objeto.

Para garantir a qualidade da cena, é necessário atentar para a iluminação do local, que deve ser o mais uniforme possível.

As Aventuras de Pi – 2012

No início, uma das principais dificuldades era que o objeto precisava estar parado para projetar a imagem ou cena de fundo, mas esse problema foi resolvido na década de 70 com o desenvolvimento de um software simples que possibilitou a utilização do chroma keyem tempo real.

Ainda em Star Wars,devemos destacar o grande trabalho feito com os efeitos visuais com a construção de miniaturas e cenários que foram utilizados, dando a impressão de que se passa, de fato, no espaço. 

Star Wars

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *