Efeitos Visuais – Uma Breve Introdução

O Oscar é a maior premiação de cinema do mundo. Apesar de muitas vezes as escolhas da academia não agradarem a maioria da população, receber um prêmio neste evento é algo a se orgulhar. As categorias mais comentadas e esperadas envolverem atores, diretores e o melhor filme do ano, outras têm caráter mais técnico e muitas vezes passam despercebidas pelo público, mas tem tanto valor quanto as outras.

Atualmente (Wikipédia, 03/04/16), as categorias técnicas do Oscar são: melhor design de produção; melhor figurino; melhor maquiagem; melhor fotografia; melhores efeitos visuais; melhor mixagem de som; melhor edição de som; melhor trilha sonora; e melhor canção original. Dentre todas essas categorias, destacaremos a premiação de melhores efeitos visuais por causa de todo o avanço tecnológico que tivemos nesses 90 anos de premiação. As evoluções cinematográficas acontecem de forma rápida, a cada ida ao cinema, nos deslumbramos com a beleza e o realismo que nos são apresentados.

Na premiação deste ano (2016) os indicados desta categoria foram: Mad Max: Estrada da Fúria; Star Wars: O Despertar da Força; Ex Machina: Instinto Artificial; O Regresso; Perdido em Marte. E para a surpresa de todos o vencedor foi Ex Machina: Instinto Artificial. O filme contou com efeitos incríveis e o destaque sem dúvida ficou por conta do androide Ava. A construção do personagem principal traz uma grande riqueza nos detalhes, sendo o seu corpo constituído por partes transparentes e outras metálicas. A surpresa da premiação ocorreu não por causa da qualidade dos efeitos, que são de fato incríveis. O que torna este resultado motivo de surpresa é o fato de ele ter vencido grandes produções como Star Wars e Mad Max.

Star Wars é referência quando falamos de efeitos especiais desde a estreia do primeiro filme da saga, em 1977, quando levou nada menos do que 7 Oscars, todos em categorias técnicas (incluindo o de efeitos visuais). A produção se tornou um marco na história do cinema, pois foi através dela que surgiu a empresa Industrial Light & Magic responsável pela entrada definitiva dos computadores na produção dos filmes, através do desenvolvimento de diversos softwares que contribuíram para o ramo dos efeitos especiais. Considerando todo esse histórico é que parecia claro que o novo filme da saga, O Despertar da Força, traria efeitos visuais incríveis. No entanto, apesar da riqueza dos efeitos especiais presentes em Star Wars 7, ele não trouxe grandes novidades para as telas do cinema.

Seguindo na linha de filmes grandiosos, entre os indicados destacava-se Mad Max: Estrada da Fúria, que levou 6 estatuetas em categorias técnicas para casa e perdeu para Ex Machina na categoria de efeitos visuais. Quem teve a oportunidade de assistir a Mad Max deve ter ficado deslumbrado com o realismo das cenas apresentadas, as corridas no deserto, as explosões e todos os detalhes das cenas grandiosas. Realismo que surpreende pelo fato de a maioria das cenas terem sido realizadas de forma física: as corridas foram feitas de verdade e as explosões também, tudo ao mesmo tempo, de forma única. O diretor do filme (George Miller) fez questão que fosse assim, e no final as cenas foram apenas retocadas digitalmente. Então você pode estar se perguntando: se o filme foi praticamente rodado sem efeitos visuais digitais, por que ele estava concorrendo na categoria de efeitos visuais? Ai está o ponto mais interessante dos efeitos visuais: eles podem sim ser feitos de forma física, ou seja, não é porque o efeito não é digital que ele deixa de ser efeito visual e não pode ser incrível. Na verdade, se você parar para pensar, quão incrível é ver a imensidão de coisas que ocorrem em Mad Max: Estrada da Fúria, por exemplo, sabendo que tudo aquilo que você está vendo aconteceu de verdade, em algum lugar do mundo? Imagine só o trabalho!!! Com certeza seria mais simples fazer digitalmente, mas como será que seria o resultado? Da forma como foi feito sabemos que ficou incrível! É muito interessante vermos que, nesse mundo altamente digitalizado ainda nos surpreender com eleitos visuais produzidos a partir de filmagens reais.

Pensando nisso tudo, resolvemos nos aprofundar um pouco mais no tema apresentando novas matérias sobre os tipos de efeitos visuais que são utilizados no cinema – um pouco da história e das tecnologias por trás. Não deixe de acompanhar e comentar nossas novas postagens. Sua participação é fundamental para enriquecermos nossas discussões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *