30 de setembro de 2024

Encontro de Ensino de Física – ENENF

O Encontro de Ensino de Física da UFSCar (campus São Carlos) surgiu em 2017, como um espaço para o debate sobre o ensino de Física em seus diferentes âmbitos, oportunizando momentos de discussão e reflexão sobre os desafios e possibilidades do/para o ensino de física em uma perspectiva de educação mais inclusiva, científica e conectada com a contemporaneidade.

Sua primeira edição, em 2017, foi organizada pelo Diretório Acadêmico da Física – UFSCar (DAF) e pelo Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi). A segunda edição, de 2018, contou com os mesmos organizadores. Em 2019 a organização do evento passou a contar com a ajuda do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Física (PET-LiF). Em 2020 o DAF deixa a organização do evento, que fica sob responsabilidade do Lapadi e do PET-LiF em colaboração com a Semana da Física (SeFís).  Em 2021 o evento foi organizado pelo Lapadi e PET-LiF. Após um hiato em 2022 o evento volta a acontecer em 2023, agora organizado apenas pelo PET-LiF e se mantém assim desde então. Conheça mais sobre o histórico do evento aqui: Histórico do ENENF.

A sétima edição do Encontro de Ensino de Física será realizada em parceria com a Semana da Física da UFSCar (SeFís). O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2024 na mesma semana da Sefís que ocorrerá entre os dias 28 de Outubro e 01 de Novembro de 2024. O tema desta edição é “As várias faces do Ensino de Física no Brasil”. Todas as atividades serão realizadas no Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, ao lado do Departamento de Física (DF) e estão detalhadas abaixo. Para se inscrever no evento basta preencher o formulário a seguir: Formulário de inscrição para o VII ENENF. A inscrição para a SeFís e para o ENENF foram unificadas no mesmo formulário. 

Terça-feira (29/10): Palestra 3 - 19h às 21h

Cultura didática, inovação tecnológica e a (não) inovação no ensino

 

Desde a década de 1990, época em que se iniciou a popularização dos computadores pessoais, a tecnologia digital tem sido apontada como uma solução para a educação pelos mais otimistas e entusiastas. Passadas três décadas e com o advento dos dispositivos portáteis e da inteligência artificial, é possível perceber que, em lugar de ocorrer uma inovação educacional, as tecnologias digitais têm reproduzido, com novas roupagens, práticas e significados didáticos já consolidados no ensino. Nesta palestra, tendo como base o conceito de cultura didática e outras noções, buscarei explicar os mecanismos que causam esse fenômeno.

Márlon Caetano Ramos Pessanha

Doutor em Ensino de Ciências pela USP em 2014, atualmente é professor do Departamenteo de Metodologia de Ensino da UFSCar, onde também coordena o Núcleo de Formação de Professores, o Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências (GEPIEC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6347223505034848

Quarta-feira (30/10): Minicurso 3 - 13h às 16h

E=mc²: o píon e o núcleo atômico

 

Com o desenvolvimento da física nuclear, a teoria da relatividade se tornou imprenscindível para explicar o mundo material. Em particular, a fórmula E=mc2 trouxe uma visão das relações entre massa e energia dos sistemas ligados. Nesse minicurso, mostraremos a ressignificação dos conceitos de matéria trazida pela teoria da relatividade e como a mudança no entendimento do núcleo atômico e das partículas mediadoras, especialmente o méson pi, descoberto por Cesar Lattes, aconteceu com o modelo das partículas elementares.

Fabiana Botelho Kneubil

Doutora em Educação pela USP em 2014, foi Docente na Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é Diretora Científica do Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3956097447093178

Quarta-feira (30/10): Palestra 5 - 19h às 21h

Integração Curricular nas Ciências da Natureza:
desafios e potencialidades na formação inicial de professores

 

A palestra será uma oportunidade para discutir sobre a relevância da integração curricular no contexto da formação docente. A BNCC destaca a importância de uma educação científica mais integrada, propondo uma organização curricular baseada em áreas do conhecimento. Essa estrutura impõe novos desafios aos docentes, especialmente para professores de física, cuja formação tradicionalmente tem uma ênfase maior nos aspectos disciplinares da física, com menor foco nas interações com as demais disciplinas da área. A palestra visa discutir algumas das potencialidades e dos desafios da integração curricular a partir tanto da experiência na elaboração da BNCC, quanto da colaboração na construção de uma licenciatura interdisciplinar na USP e do desenvolvimento de disciplinas que articulam conhecimentos e estudantes dos cursos de física, química, biologia, astronomia e geociências. O objetivo é refletir sobre como a integração curricular pode contribuir para uma formação docente mais adequada às demandas contemporâneas.

Cristina Leite

Doutora em Educação pela USP em 2006, atualmente é professora Livre Docente no Instituto de Física da USP, São Paulo. Foi coordenadora da Licenciatura em Física entre 2018 e 2023. Também é coordenadora do Grupo de Investigações e Práticas em Ensino de Ciências (GIPEC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0768330863653455

Quinta-feira (31/10): Palestra 8 - 19h às 21h

Educação Freireana e o Ensino de Física: um olhar histórico e de práticas

 

Pretende-se, com a fala, dialogar sobre enfrentamentos e implicações da transposição da concepção freireana para o contexto da educação escolar, particularmente para o Ensino de Ciências e Física, enaltecendo o papel da dialogicidade e da problematização como dimensões pedagógica e gnoseológica do ato educativo. Além disso, práticas vinculadas à Abordagem Temática Freireana e o currículo da escola serão discutidas e problematizadas.

Cristiane Muenchen

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC em 2010, é docente da Universidade Federal de Santa Maria desde 2011 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Também é Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0008067199219325